21 setembro 2014

#10AnosdeAmericanIdiot

 
  Preguiça e desânimo hoje não rolam, não é um simples domingo de tédio/ressaca dos jovens que viveram os anos 2000 ao som do dramático deboche do Punk Rock de Billie Joe, é simplesmente dia 21 de setembro de 2014, décimo aniversário de um dos álbuns mais incríveis, desafiadores e bem construídos conceitualmente que eu , na minha humilde inexperiência, já ouvi. HAPPY B-DAY, AMERICAN IDIOT, happy B-day, Saint Jimmy!  
   Com um referencial girando em torno de The wall (Pink Floyd), Tommy (The Who) entre outros álbuns, American idiot nem mesmo era pra ser American idiot e sim "Cigarettes and Valentines" se alguém não tivesse surrupiado as 20 músicas escritas para o projeto e também se não fosse a sábia e desafiadora decisão de construir um novo projeto, do zero, diante de tal frustração. 
 A primeira faixa escrita foi a que intitulou o álbum, "American Idiot" canta "Bem vindo a uma nova forma de tensão, por toda parte na alienação [...] Nós não somos aqueles que parecem seguir, para isso o suficiente é argumentar." denunciando a rejeição não só a administração de George W. Bush, que acreditavam não representar os interesses gerais dos americanos mas também a sociedade americana contemporânea em geral, iniciando também a história de uma espécie de Alter ego de Billie Joe, Saint Jimmy que, acredito eu, surgiu de uma vontade de ter seu próprio Tommy (se The Who pode, Green Day também!). 
  Passando pela piração inicial de American Idiot e Jesus Of Suburbia, Holiday só segura a onda pra quebrada de "Boulevard Of Broken dreams" e "We Are the Waiting", o disco vai da maluquice hard até a baladinha chiclete nessa transição cheia de efeitinhos e coros que, vez ou outra, me tiram lágrimas dos olhos. 
  Como de costume, nada permanece muito calmo por tanto tempo. "St Jimmy" poderia facilmente ser confundida com alguma faixa do Rancid e retoma o nervosismo musical incial. "Give me Novacaine" é linda, mas pra mim só dá uma equilibrada nessa insanidade toda (haha) assim como as seguintes antes de "Letterbomb" que canta " Nobody likes you, everyone left you, They're all out without you having fun" destruindo corações sensíveis por aí...Até que "Wake me Up when September ends" chega pra neutralizar, linda, mas foge um pouco ao conceito do álbum, é algo mais pessoal (sobre a morte do pai de Billie quando ele era criança).
  "Homecoming" é a ponte, canta "The Death Of St. Jimmy" como se "Nobody cares" passando pela Rua 12ª Leste, tudo isso por um motivo: ", Nobody's like you" (pobre Jimmy), nem mesmo sua "Rock and Roll Girlfriend".  "We 're coming home again" é o último segmento e eu não consegui encaixar em um trocadilho :/.
  Enfim, chegamos ao desfecho da história com "Whatsername". Refrão melancólico, chiclete sing-along conquistador de corações já fragilizados pela triste história de Jimmy e toda insatisfação, porralouquice e revolta embutida nas faixas anteriores.
  Sem sombra de dúvidas "American Idiot" é um disco emocional, mas mostra o lado mais "I don't care" dos músicos. Vou deixar essa belezoca aqui pra vocês chorarem de emoção comigo nessa data tão especial. Feliz aniversário "American idiot"!




Nenhum comentário:

Postar um comentário